Monday, January 15, 2007

SEM VINCOS



Memórias sem vincos, nem dobras. Bonito ferro de engomar em folha de flandres. Fabrico nacional, numa recriação dos ferros da moda, à época. A carvão para aquecer o ritual doméstico. Enquanto faziam a comida, as mulheres preparavam a roupa para passar a ferro de seguida. Tudo muito poupadinho, pois até os banhos eram contados. Já a roupa lavava-se com sabão azul e branco. Os detergentes eram uma modernice, que ainda se passaeava pelos EUA e pouco mais. Um registo dos anos 50, em Portugal. 10 memórias para não deixar o passado a ferros.

2 Comments:

Blogger A. said...

:) eu apanho a minha roupa direitinha do estendal e >>> armário. só passo à medida que preciso eheheh.

ainda me lembro dos ferros com brasas, na casa da minha avó!
e quando a minha mãe diz que não haviam secadores e então passavam o cabelo a ferro, com um paninho por cima!
depois um lacinho e estavam prontas para a missa ou bailaricos!

5:46 AM  
Blogger 100memorias said...

incrível as coisas que faziam. a minha mãe diz que faziam ganchos com bocados de arame, imagina!

1:10 PM  

Post a Comment

<< Home